quarta-feira, 15 de junho de 2011

Notinha sobre o Congres AFIRSE 2011







Notinha sobre nossa participação no Congres AFIRSE 2011 (www.afircecongress2011info) . Nosso texto ira para meu site em breve! O encontro aconteceu na UNESCO em Paris. Foi bem interessante conhecer a UNESCO.

Logo no credenciamento nos deparamos com algumas coisas estranhas e diferentes. Não tinha CD com os textos publicados, nem certificados e nem comunicação dos trabalhos como fazemos no Brasil. Para quem frequenta eventos grandiosos no Brasil as diferenças são enormes. No Brasil temos bem mais diversidade, quantidade de participantes e debates colorosos como fazemos nos gts da Anped, Compos e agora na ABCIBER por exemplo.

Pela manha a mesa de abertura contou a historia da Associação. Para minha alegria Jacques Ardoino estava na mesa. Confesso que fiquei emocionada. Após o almoço apresentamos nosso trabalho no GT sobre formação docente. Nilda brilhantemente apresentou nossa discussão e principais preocupações de pesquisa.

O GT foi coordenado pelo Guy Beger, outra emocionante surpresa. O Maurice Tardiff estava em nosso GT. Foi curioso encontrá-lo, ainda me surpreendo quando encontro meus parceiros intelectuais "quadro teórico" em situações horizontais. Foi interessante! Pena que o Berger monopolizou o debate comentando todos os trabalhos. A ideia inicial era não comunicar nenhum trabalho. Todos poderiam debater na forma de conversa, proposta interessante se tivéssemos tido acesso aos textos com antecendencia como fazemos na ANPED aqui no Brasil. Alguns colegas receberam comunicados na semana passada, outros no dia anterior e eu nem recebi nada.

O debate acabou começando com micro apresentações, comentadas em seguindo pelo Berger. Debate que e bom nada. Só no final e que nós brasileiras começamos a debater. Por sinal marcamos boa presenca. Eu, Nilda e Conceição pela UERJ, Vera Placco da PUC-SP com seu grupo de pesquisa, Magali de Castro da PUC MG. Por sinal a PUC estava bem representada. Encontrei colegas da área das Tic na Educação, a exemplo da Deise Pereira da PUC-PR. Por sinal todas indgnadas com a falta de certificação e tradução.





Agora estamos aproveitando Paris. Afinal formação acontece em rede com inserções culturais diversas.

[]s

Méa

Nenhum comentário: