domingo, 3 de abril de 2011

5 Seminário "Um estudante, um computador"




No último dia 31 de março participamos do 5º Seminário “Um estudante , um computador”. O evento aconteceu no Hotel Marriott (mesmo que hospedou o Obama). No geral o evento foi bem organizado e contou com uma diversidade de relatos. Destacamos os relatos da prof. Maria Helena sobre “Piraí Digital”, da prof. Eliane Ferreira sobre o case de Rio das Flores e a prof. Jullia de Matinhos- PR.Rafael Parente do RJ apresentou o Projeto Educapédia (que por sinal foi bastante questionado). Achei interessante a proposta do projeto contar com professores da rede municipal na autoria dos conteúdos. Por outro lado, o projeto se sustenta no planejamento e usos de objetos de aprendizagem com enfoque nos conteúdos disciplinares. Este enfoque é interessante, pois a apoia o docente em sala de aula. Por outro lado, não avança na questão-desafio da articulação dos saberes na escola (científico interdisciplinar com os saberes dos cotidianos.

Estavam presentes parceiros do evento (Intel, ARede, Positivo Informática, Momento Editorial), pesquisadores e grupos de pesquisa envolvidos no PROUCA (MEC) desde a sua fase “Experimento”, pesquisadores e professores de diversas universidades, gestores e representantes de municípios que implementarão projetos “um estudante, um computador”. Interagimos bastante com as gestoras de Niteroí que no segundo semestre implementará na rede municipal um projeto para uso de computadores móveis na escola básica.


Eu, Aline, Valéria e Cristiane do GPDOC-UERJ (Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura) estávamos lá para termos mais informações sobre o “estado da arte” do projeto no RJ. Já estamos pesquisando “mobilidade” na cibercultura desde 2007 e neste ano de 2011 vamos investir em pesquisas nas escolas. Esperamos desenvolver nosso projeto de pesquisa-formação numa escola pública. Mestrandas, bolsistas de iniciação científica, pesquisadores voluntários e eu estaremos atentos aos usos que professores e estudantes estão fazendo dos computadores móveis em seus espaçostempos de ensinoaprendizagem. Além disso vamos desenvolver com a comunidade escolar projetos e atos de currículo. Para tanto buscamos entender também como a cibercultura vem evoluindo e quais os potenciais dos seus fenômenos para as práticas formativas e educativas. Acumulamos nos últimos 15 anos estudos nos campos da Educação online e da Informática na Educação e pretendemos continuar investindo nesta interface. Neste semestre estamos atuando no PROPED com a disciplina eletiva “Redes sociotécnicas e currículos online”, neste espaçotempo presencial (sala 12050) e online em nosso (WWW.docenciaonline.pro.br ) . Para conhecer nossos projetos de pesquisa acessem o link do GPDOC no docenciaonline.

Links interessantes disponibilizados no evento:

PROGRAMA UCA
EDUCOPÉDIA
UCA EM VÍDEO

Após uma manhã de exposições foi aberto o debate. Achamos muito estranho a falta de questionamentos da grande maioria dos participantes. Praticamente não houve questões feitas pelos representantes municipais. Um representante de Rezende (RJ) fez uma bela intervenção questionando o fechamento da Plataforma Intel e o baixo investimento em soluções LIVRES. Pesquisadores levantaram questionamentos. O grupo UERJ (membros do GPDOC) e Luciana (doutoranda do PROPED)questionaram:

Qual a relação ou integração das etapas "formação" e "pesquisa" no Projeto UCA?
Por que o projeto Educopedia (RJ) não é baseado no principio dos "Recursos Educacionais Abertos"?
Por que o projeto Educapédia não articula os saberes escolares, resaltanto a disciplinaridade do currículo escolar?
Como os pojetos presentes vem lidando com o desafio de educação pessoas com deficiência já que o laptop educacional não possue recursos físicos e lógicas de acessibilidade?
Qual a relação das agencias financiadoras e organismos internacionais do projeto UCA? Qual papel do Bird por exemplo?


Peço aos presentes que comentem nosso post e que tragam suas impressões também!

Link com as apresentações dos palestrantes: http://www.telesintese.com.br/images/pdfs.intel/intel.rj.html

[]s

Méa

3 comentários:

Francisco Pedro Velasquez disse...

Uma pena não saber do seminário. Como não participei, não posso opinar muito. Posso dar meu depoimento como produtor de aula na Educopédia. A grande novidade é essa mesma: produção feita por e para professores da rede. Os temas das aulas são baseados nas Orientações Curriculares da rede. Articulação com os saberes do cotidiano escolar podem ser vistos nas atividades que fazem parte das aulas. Existe a possibilidade de visitar as a atividades como visitante. O aluno realiza em tempo real com o professor na sala de aula ou na sua casa. Quando da formação dos produtores das aulas, procurou-se articular os saberes das disciplinas tradicionais do currículo nas aulas. As aulas “conversam” com outras aulas. Com relação aos REA, alguns professores buscam esses recursos aqui no Brasil e no exterior. Talvez não seja na quantidade ideal. O projeto é novo e está sob orientação da UFRJ e OI. Acredito que a coordenação aberta as considerações dos pesquisadores. Espero ter ajudado o debate.
Abs
Francisco Velasquez

Francisco Pedro Velasquez disse...

Uma pena não saber do seminário. Como não participei, não posso opinar muito. Posso dar meu depoimento como produtor de aula na Educopédia. A grande novidade é essa mesma: produção feita por e para professores da rede. Os temas das aulas são baseados nas Orientações Curriculares da rede. Articulação com os saberes do cotidiano escolar podem ser vistos nas atividades que fazem parte das aulas. Existe a possibilidade de visitar as a atividades como visitante. O aluno realiza em tempo real com o professor na sala de aula ou na sua casa. Quando da formação dos produtores das aulas, procurou-se articular os saberes das disciplinas tradicionais do currículo nas aulas. As aulas “conversam” com outras aulas. Com relação aos REA, alguns professores buscam esses recursos aqui no Brasil e no exterior. Talvez não seja na quantidade ideal. O projeto é novo e está sob orientação da UFRJ e OI. Acredito que a coordenação aberta as considerações dos pesquisadores. Espero ter ajudado o debate.
Abs
Francisco Velasquez

Méa Online disse...

Olá Francisco! Fico feliz com sua mensagem pelo motivo de nos apresentar outros ângulos dessa história. A voz do professor-praticante é para nós a mais importante. Vamos interagir em rede.

Veja link que a equipe da organização do evento disponibilizou das apresentações.

Soube desse evento por um amiga professora. Fiz a inscrição por email e levei meu grupo de pesquisa. Nós nos reunimos para estudar as quartas-feiras das 13 as 16h na sala 12050 n 12 andar da UERJ, bloco F. Apareça! Estamos estudando cibercultura por Santaella.

http://www.telesintese.com.br/images/pdfs.intel/intel.rj.html

[]s

Méa